imagem

imagem

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Fazer ARTE para quê ?

"A arte em todas as suas manifestações é uma tentativa de nos colocar diante de formas que concretizem aspectos do sentir humano. Uma tentativa de nos mostrar aquilo que é inefável, ou seja, aquilo que permanece inacessível as redes demais largas para capturar a vida que habita os profundos oceanos de nossos sentimentos. Ali, quem se põe a pescar são os artistas."

João Francisco Duarte Jr.


        Cada vez mais, o ensino da arte vem adquirindo maior destaque na educação, ocupando um lugar na essência do processo de desenvolvimento global do ser. 'É necessário saber viver em harmonia e equilíbrio. É preciso unir o saber sensível ao conhecimento inteligível. Uma construção de mundo começa nos sentidos que podem e devem ser aguçados através da arte', diz o professor Dr. João Francisco Duarte Junior. 
       A Arte proporciona condições para que o indivíduo selecione, experimente, explore, crie, conserte e recrie, conheça, observe, perceba, construa e pense. Ela abre espaço ao fazer criador, onde o indivíduo pode exercitar sua liberdade de expressão, respeitar as diferenças e as produções alheias.  A Arte é uma disciplina que respeita e reforça os estilos particulares e as individualidades, tendo em vista que estas não devem ser ignoradas. É uma linguagem que pode ser ensinada, ser aprendida e desenvolvida. A Arte favorece a expressão, a auto-estima, a criatividade, a percepção e a imaginação. É necessário dar espaço para a imaginação voar. Grande parte da matemática depende o nível de abstração e do imaginário da criança. Em qualquer profissão, o adulto fará o uso da sua criatividade e das suas capacidades perceptivas. Crianças que vivem em ambientes onde a arte esta presente serão melhores produtores, conhecedores e críticos, além de aprenderem a preservar, valorizar e ter apreço ao patrimônio público.
' Nascimento do Santiago' Acrílica sobre tela - 2006  / Léa Guarisse


Um comentário: